VEREADOR

FALE COM O VEREADOR

Professor Elinho (PV)

Nome civil: Wellinghton Nascimento de Lima
Celular: (27)99625-9911
E-mail: elinho@camaracariacica.es.gov.br
Facebook:
Gabinete: Rua Waldemar Siepierski, 15º andar - Ed. Villagio Campo Grande, nº 200, - Rio Branco - Cariacica/ES

 

ATIVIDADE PARLAMENTAR

15ª Legislatura
(2006-2008) - 2º Secretário

18ª Legislatura

Cargo: Relator
Comissão: COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Formação: 1
Data Inicial: 01/01/2017
Data Final: 31/12/2018

Cargo: Relator
Comissão: COMISSÃO DE DIREITO DA MULHER
Formação: 1
Data Inicial: 01/01/2017
Data Final: 31/12/2018

Cargo: Presidente
Comissão: COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS
Formação: 1
Data Inicial: 01/01/2017
Data Final: 31/12/2018

Cargo: Presidente
Comissão: COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS
Formação: 2
Data Inicial: 01/01/2019
Data Final: 31/12/2020

Cargo: Relator
Comissão: COMISSÃO DE AGRICULTURA, AQUICULTURA E PESCA DE ABASTECIMENTO
Formação: 2
Data Inicial: 01/01/2019
Data Final: 31/12/2020

Cargo: Relator
Comissão: COMISSÃO DE DIREITO DA MULHER
Formação: 2
Data Inicial: 01/01/2019
Data Final: 31/12/2020


BIOGRAFIA

 

Nasci na década de 70, durante a efervescência da luta de grandes personalidades em defesa da democracia contra a ditadura militar, período que manchou a nossa história com graves violações de direitos humanos e a perseguição de artistas, ativistas sociais e políticos.
Tenho como formação acadêmica principal a Pedagogia e sou pós-graduado em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento. Há mais de duas décadas atuo como professor da rede pública de ensino, pois acredito que a educação pode modificar positivamente o futuro e virar a realidade de ponta-cabeça para transformar a sociedade.
Os movimentos sociais e eclesiais de base foram e ainda são o local onde obtenho a formação da minha postura e ação política. Iniciei essa luta ainda na adolescência, presidindo o grêmio estudantil da E.E.E.F.M. São João Batista, onde cursei o antigo Magistério e o curso técnico em Administração; e sou um dos fundadores da União Cariaciquense dos Estudantes Secundaristas (UCES).
Nas comunidades eclesiais de base, servi à Paróquia São João Batista (Cariacica-Sede) em várias funções, como Catequista, Coordenador de grupos de jovens da Pastoral da Juventude (PJ), Tesoureiro, Coordenador de comunidade e fui, também, um dos fundadores da CEBS Imaculada Conceição, também em Cariacica-Sede e, ainda, representei a minha paróquia na Área Pastoral Cariacica-Viana.
Em minha vida pública, recebi da população de Cariacica a oportunidade do meu primeiro mandato como vereador no período de 2005-2008, momento em que cristalizou-se a minha luta em defesa dos Direitos Humanos e da vida. Ocupei, também, a função de assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo e na Câmara Federal. No ano de 2013, ocupei o cargo de secretário municipal de Serviços Urbanos e Trânsito.
Atualmente, cumpro o segundo mandato como vereador em Cariacica e pelo segundo biênio consecutivo estou presidente da Comissão Parlamentar de Direitos Humanos, além de ser Relator da Comissão Parlamentar de Direitos da Mulher e da Comissão Parlamentar de Agricultura, Aquicultura, Pesca e Abastecimento (biênio 2019-2020).
O mandato que represento é marcado por uma sistemática fiscalização dos atos do Poder Executivo, mas também voltamos o nosso olhar para o próprio Poder Legislativo, sendo nossas ações de fiscalização e controle externo levadas ao conhecimento do Ministério Público, Tribunal de Contas e órgãos policiais de proteção do erário.
Além disso, também utilizamos ferramentas inovadoras de gestão para a contratação de assessores, por meio de processo seletivo e, ainda, nos aproximamos da população buscando sugestões para incrementar nossa elaboração de bons projetos de lei, em consonância com as prioridades de nossos munícipes.
Somada à agenda da vereança, continuo servindo em várias comunidades da Paróquia São João Batista e coordeno/dou aulas no cursinho preparatório para o Enem da Rede Afirmação, no Pólo Cariacica-Sede.
“É através da ação humana que Deus interfere na história”.